Outra teoria sobre a chegada na Itália do spaghetti atribui essa feito a Marco Polo que teria trazido essa novidade na volta de sua viagem à China entre 1271 e 1295. Hoje, sabe-se que já havia registros de spaghetti e maccheroni (macarrão) na península anteriores a essa data.
Pesquisas do Instituto de Geologia e Geofísia da Academia de Ciências de Beijing[2] sob o comando do Prof. Houyuan Lu mostraram que, embora os mais antigos registros escritos em chinês acerca do spaghetti datassem dos anos 25 a 220 DC, durante a Dinastia "Han Oriental", essa massa alimentícia era bem mais antiga. Houyauan Lu escavava no sítio arqueológico de Lajia (junto ao Rio Amarelo, em Haidong, província Qinghai, noroeste da China) da cultura Qijia, onde teria se iniciado a civilização Chinesa. O local fora destruído por um terremoto seguido de inundação no final do Neolítico. Ali, um recipiente soterrado sob diversas camadas de argila continha um fio cilíndrico, espesso em diâmetro e com cerca de meio metro de comprimento, feito de milheto. Tratava-se de um precursor do spaghetti.
Os árabes teriam sido apenas o veículo da entrada na Europa dessa invenção chinesa. Na Itália, foram encontrados sinais deste tipo de alimento em frescos etruscos do século IV a.C. e nas ruínas de Pompeia, juntamente com outros objetos chineses, demonstrando que a rota da seda tinha sido estabelecida pelo menos no século I a.C..
TIPOS DE MASSAS
Penne - Tubetes
Spaghetti - Com várias numerações, podendo ter até o número 12 mais espesso.
Tortiglioni
Gramina
Fusilli - Rosca conhecido como massa em rosquinha.
Farfalle - É o mesmo que borboleta ou laço.
Tagliatelle
Ravioli
Tortellini
Lasanha
Fettuccine
Canelloni
Conchilione - Concha
Bucatini - Canudinhos de várias espessuras.
Macarrão - Canudos, usados, principalmente em sopas.
Ramen
Min

Bellísimo blog! Fantásticos trabajos!
ResponderExcluirObrigada Pelo elogio Princess Laura...eu fiquei estasiada com tanta beleza tbem em seu blog...blog
ResponderExcluir