quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

AO MEU AMIGO SECRETO

DESEJO UM OTIMO E ILUMINADO NATAL A TODOS QUE AQUI ESTIVERAM COMIGO DURANTE ESTE ANO DE 2011 E QUE VENHA 2012 COM SAUDE ,PAZ E HARMONIA

E VAMOS AO AMIGO SECRETO DESTE ANO

SOBRE A BRINCADEIRA
Origem

Acredita-se que a brincadeira venha dos povos nórdicos. Amigo secreto - Um ritual nórdico. Esperavam o amanhecer para trocar presentes e nesta troca diziam: Que você jamais esqueça dos deuses sobre nós. E o presente trocado é para eternizar o pacto. Porém, é também uma brincadeira de costumes e tradições de povos pagãos. A brincadeira se popularizou no ano de 1929, em plena depressão onde não tinha dinheiro para comprar presentes para todos se fazia a brincadeira para que todos pudessem sair com presentes.
[editar]A brincadeira

A brincadeira ocorre da seguinte forma: Cada participante tira um papel com o nome de outro participante, e não deve contar a ninguém quem é.
No dia da brincadeira, através de dicas, os outros tentam adivinhar, quem é. Quando isso ocorre, há troca de presentes. Quem recebe o presente é o próximo que dá as dicas, e assim sucessivamente.
[editar]Variantes
[editar]Amigo chocreto
Recentemente, ficou popular no Brasil o amigo chocreto, amigo de chocolate, amigo chôco, amigolate, ou amigo doce, que tem as mesmas regras do amigo secreto, porém a diferença é que os presentes podem ser apenas chocolates. Por conta disso também em alguns lugares é realizado durante o período da Páscoa.
[editar]Amigo da onça
O "amigo da onça" ou inimigo oculto ficou comum principalmente entre colegas de trabalho. Como já diz o nome, no amigo da onça, não se dá presentes, faz-se apenas brincadeiras para aquela pessoa que foi sorteada, dando a ela algo que ela não goste, ou tem de se dar um presente sem utilidade nenhuma para seu sorteado.
[editar]Amigo caneca
Existe também o "amigo caneca", comum no começo do ano, no qual cada um dá uma caneca que lembre a pessoa sorteada.
[editar]Amigo secreto chinês
Nessa proposta secreto é o presente e não o amigo.
Estipula-se um valor para o presente e cada participante compra um presente, sempre tendo em mente que ele pode vir a ficar com o presente ao final. O presente deve estar embrulhado de forma a impedir que os participantes saibam o conteúdo da embalagem. Para iniciar o jogo sorteiam-se números para cada um dos participantes. Por exemplo, se 15 pessoas estiverem participando, números de 1 a 15 serão distribuídos para os participantes.
Aquele que sortear o número 1 será o primeiro a pegar algum dos presentes. O número 2 terá o direito de pegar o presente da mesa ou "roubar" o presente do número 1. Caso isso aconteça, o primeiro terá o direito de escolher outro presente da mesa. E assim vai seguindo: o terceiro pode escolher o presente do primeiro ou do segundo ou o da mesa.
O jogo termina quando o último número (nesse caso, o 15) escolhe o presente da mesa ou, se preferir roubar de alguns dos participantes, escolhe o presente de qualquer um dos números. Nesse caso, o último azarado será obrigado a pegar o presente da mesa, não importa qual for. Uma regra importante: cada pessoa poderá trocar o presente somente uma vez.
Essa versão também é conhecida como "Desapego"
[editar]Amigo Secreto "Elefante Branco"
É uma variante do Amigo Secreto Chinês.
Estipula-se um valor mínimo e um máximo para o presente (ou não), e este deve ser embrulhado em alguma embalagem que não seja possível saber qual o conteúdo (ou para enganar, como por exemplo uma toalha posta em uma embalagem de garrafa de vinho; mas ele também pode ser deixado à mostra, essa parte da regra é opcional).
Todos os presentes são deixados à mostra (na mesa, no chão, etc) e é escolhida uma pessoa para começar.
A pessoa escolhida vai até o lugar onde os presentes estão expostos e pega um qualquer, com a proibição de pegar o próprio presente.
Com o presente em mãos, a pessoa sorteia o amigo secreto na hora e dá dicas para os outros participantes adivinharem.
O ponto forte do Elefante Branco é que ninguém sabe, até certo ponto, o que está dando e para quem. É tudo definido só na última hora. É feito, geralmente, entre famílias grandes (por causa da variedade maior dos presentes), no Natal ou Ano Novo.
[editar]Curiosidades

Muitas pessoas ficam em dúvida sobre como dizer "amigo secreto" em outros idiomas. Em inglês se diz Secret Santa (e não secret friend, como muitos pensam), em espanhol amigo invisible (ou amigo secreto como no português), e em alemão Wichteln
É de costumes entre familiares fazerem pequenas brincadeiras com as pessoas sorteadas, por exemplo usar um fato marcante da vida da pessoa, ou uma parte engraçada do seu perfil.





13 comentários:

  1. Toda felicidade para vc e sua família neste Natal e um 2012 com tudo de bom. ;)
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Fantastic!! Looks so real and beautiful.
    Hugs

    ResponderExcluir
  3. Estoy segura de que tu "amig@" invisible va a ser muy feliz con tu regalo, porque es autenticamente real y maravilloso.
    besitos ascension

    ResponderExcluir
  4. Será un amigo muy afortunado porque la mesa es preciosa.

    Besos, Narán

    ResponderExcluir
  5. Olá Ivani, essa mesa está fantástica!! Nossa!! Fico sem fôlego olhando teu trabalho! Teu amigo tem muita sorte, parabéns e beijo no coração!

    ResponderExcluir
  6. Wow. il tuo amico segreto è molto fortunato!
    Le tue creazioni sono uniche, rimango ore a guardarle sognando un giorno di poter creare dellemini così splendide.
    Buon Natale
    Mely

    ResponderExcluir
  7. A cada trabalho seu passo te admirar mais, vc é muito talentosa Ivani meus parabens

    ResponderExcluir
  8. Obrigada a todos pelas visitas,agradeço pelas palavras de carinho e incentivo,desejo que o natal e o ano de 2012 seja coberto de Luz e prosperidade..obrigada ,obrigada!!

    ResponderExcluir
  9. Todos os items estão lindos mas adorei as "claras batidas em castelo".
    Parabéns pelo trabalho.
    Elis

    ResponderExcluir
  10. Es asombroso lo que haces !!
    me gusta muchisimo y no me puedo imaginar como consigues ese realismo tan perfecto !!
    eres una artista y miniaturista fantastica !!
    felicitaciones !!


    ** . * . . . . * . * . Un besito
    .. * . (\ *** /) * . * cielo
    .* . * ( \(_)/ ) * * . que tengas
    .* . * (_ /|\ _) . * . un buen
    .* . * . /___\ * . . * dia

    ResponderExcluir