segunda-feira, 31 de outubro de 2011

HALLOWEEN

O que significa Halloween?
Uma pergunta óbvia sobre o Halloween é, "O que a palavra significa?" O nome é, na realidade, uma versão encurtada de "All Hallows' Even"(Noite de Todos os Santos), a véspera do Dia de Todos os Santos (All Hallows' Day). "Hallow" é uma palavra do inglês antigo para "pessoa santa" e o dia de todas as "pessoas santas" é apenas um outro nome para Dia de Todos os Santos, o dia em que os católicos homenageiam todos os santos. Com o tempo, as pessoas passaram a se referir à Noite de Todos os Santos, "All Hallows' Even", como "Hallowe'en", e mais tarde simplesmente "Halloween".
Seguindo a tradição judaica, os cristãos consideram os dias santos do pôr do sol de um dia até o pôr do sol do dia seguinte. É daí que temos o costume de comemorar a véspera de Natal, de Ano Novo, etc. O antecessor direto do Halloween de hoje é a festividade que era iniciada no Dia de Todos os Santos, o qual começava ao pôr do sol do dia 31 de outubro.

Apesar de seu nome vir do Dia de Todos os Santos, o Halloween moderno é, na verdade, uma combinação de várias tradições diferentes. Na realidade, muitas das coisas que fazemos no Halloween antecedem completamente o cristianismo
Alguns simbolos

Em mais de dois mil anos de existência a festa de Halloween se tornou tradicional em muitos lugares do mundo. Veja aqui os maiores símbolos e as tradições que foram sendo incorporadas ao longo do tempo:

Caldeirão - Além de serem usados para preparar alimentos, as bruxas o utilizam para preparar suas poções, fazer feitiços e aquecer suas casas. Em quase todos os episódios de Madame Min e Maga Patalógica um caldeirão estava pronto para preparar um feitço e roubas a moedinha Número 1 do Tio Patinhas.

Vassoura - A grande sensação em matéria de vassouras mágicas é a Nimbus. No filme, Harry Potter e a Pedra Filosofal, Harry ganha uma Nimbus 2000 para participar de um jogo de bruxos. Além de serem úteis para as bruxas voarem, servem para varrer as maldades.

Abóbora - A lenda nasceu no folclore irlândes quando um homem foi obrigado a andar sozinho e nunca deixar sua vela se apagar. Esperto, colocou a velinha dentro de um nabo. Nos EUA, sem os nabos, as pessoas usaram as abóboras, que se tornou um símbolo mundialmente famoso. Jack-o-lantern é o nome em inglês da abóbora iluminada.

Gato Preto e Morcego - Uma bruxa que seja das boas tem de ter um gato preto, um corvo ou uma coruja. Existem lendas que dizem que os gatos que estavam sempre ao lado das bruxas eram bruxas disfarçadas. Os morcegos também estão sempre por perto. Eles servem para saber se as pessoas são boas ou más.

Doces - As crianças vão de casa em casa tocam a campainha e perguntam se as pessoas têm doces para encher seus saquinhos. Assim que a pessoa aparecer na porta, a meninada pergunta: "Doce ou travessura?". Sem doces, a gritaria e bagunça são certas.

Velas - Em todos os filmes, histórias e quadrinhos sobre bruxos sempre tem muitas velas espalhadas ou guiando os caminhos escuros. As cores preferidas são as roxas e pretas.

















15 comentários:

  1. Jaja !que divertido! están geniales esas calabazas.

    Aquí no tenemos tradición de celebrar con esas cosas pero cada día se van introduciendo más y más.
    Feliz Halloween.

    Besos, Narán

    ResponderExcluir
  2. Su trabajo es tan bueno!
    Es muy lindo!
    Your work is so good!
    It's really cute!

    ResponderExcluir
  3. Tava demorando para vc atualizar com novidades, mas tambem quando veio, veio para valer, muito bonito, super colorido, meus parabens ficou excelente

    ResponderExcluir
  4. Che belle zucche!!! I cupcake con i fantasmi sono davvero originali, mi piacciono tantissimo,
    complimenti, è un lavoro stupendo, come sempre.
    Baci
    Mely

    ResponderExcluir
  5. Tá lindo, Ivani! Uma mesa incrível e super divertida. Adorei a história. ;)
    *Não deixei de reparar no retrato da bruxa na gaveta!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  6. Just great what you have done for Halloween. I love the pumpkin which eats the little :-)! Hugs,Jeannette

    ResponderExcluir
  7. Bravo! Elles sont vraiment sympas toutes ces citrouilles. J'adore!!!

    ResponderExcluir
  8. Wonderful work as always, I like the puking one and of course the big one chewing on the poor little one...

    Greetings
    Birgit

    ResponderExcluir
  9. Oi Ivani, estava com saudade das tuas obras... mas valeu a pena esperar! Bolos e cupcakes fantásticos, fantasminhas, morcegos, ratinhos, abóboras, muitas abóboras... Não faltou nada!!!Fantástico, mas cá pra nós que brucha feia na foto!!! rsrsr. beijo no coração e feliz Halloween

    ResponderExcluir
  10. Que maravilla!!!!
    Me enencanta cada una de las piezas que has hecho, fantastico!!!
    besitos ascension

    ResponderExcluir
  11. Fantástico trabajo!! Me gusta muchísimo.

    ResponderExcluir