
quinta-feira, 21 de março de 2013
domingo, 10 de março de 2013
DELICIAS DE CHOCOLATE
A origem do chocolate
O chocolate que hoje se tornou mania no mundo todo e para muita gente quase que um vicío tem uma história longa e bem misteriosa por trás.
Para quem não conhece faremos uma breve passagem pela sua história.
Tudo começou com os Maias
Como todos já sabemos o chocolate é derivado do cacau que é uma planta nativa de uma região que vai do México, passando pela América Central até a região tropical da América do Sul.
Os primeiros vestígios da descoberta do chocolate são de 1.500 a.C. e vêm da civilização Olmeca que habitava o México na época.
Posteriormente, foi aproveitado pelos Maias. O cacau era cultivado e com suas sementes era feita uma bebida considerada sagrada, ela era amarga e geralmente temperada com baunilha e pimenta.
Nas cerimônias religiosas, o cacau torrado era servido com especiarias e mel.
Com a popularização da planta, diversas novas receitas foram criadas, mas os suíços que tiveram a grande idéia de misturar o cacau ao leite que deu finalmente origem ao chocolate.
Brasil o maior produtor de cacau
Hoje o nosso país é o maior produtor de cacau da América Latina, já que encontrou em nossa terra o ambiente ideal para seu cultivo.







sexta-feira, 8 de março de 2013
MESA DAS GOIABAS
domingo, 3 de março de 2013
Easter ou Pascoa
Símbolos da Páscoa
Do hebreu Peseach, Páscoa significa a passagem da escravidão para a liberdade. É a maior festa do cristianismo e, naturalmente, de todos os cristãos, pois nela se comemora a Passagem de Cristo - "deste mundo para o Pai", da "morte para a vida", das "trevas para a luz".
Considerada, essencialmente, a Festa da Libertação, a Páscoa é uma das festas móveis do nosso calendário, vinda logo após a Quaresma e culminando na Vigília Pascal.
Entre os seus símbolos encontram-se:
O Ovo de Páscoa---
A existência da vida está intimamente ligada ao ovo, que simboliza o nascimento.
O Coelhinho da Páscoa---
Por serem animais com capacidade de gerar grandes ninhadas, sua imagem simboliza a capacidade da Igreja de produzir novos discípulos constantemente.
A Cruz da Ressurreição---
Traduz, ao mesmo tempo, sofrimento e ressurreição.
O Cordeiro---
Simboliza Cristo, que é o cordeiro de Deus, e se sacrificou em favor de todo o rebanho.
O Pão e o Vinho---
Na ceia do senhor, Jesus escolheu o pão e o vinho para dar vazão ao seu amor. Representando o seu corpo e sangue, eles são dados aos seus discípulos, para celebrar a vida eterna.
O Círio---
É a grande vela que se acende na Aleluia. Quer dizer: "Cristo, a luz dos povos". Alfa e Ômega nela gravadas querem dizer: "Deus é o princípio e o fim de tudo".




Assinar:
Postagens (Atom)